Visão Geral

O novo contexto imposto pela forte disseminação do acesso e uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) apresenta-se como um momento de oportunidades e de reacomodação das mais diversas forças que compõem o tecido social. Permeando todo este contexto de geração e acesso a informação, destaca-se a questão do acesso a dados, que pode propiciar forte mudança na relação da sociedade com as organizações e governos. A disseminação do controle e acompanhamento dos processos de coleta, tratamento e visualização dos dados, pode minimizar a influência da interpretação interposta por aqueles que detêm o poder e o conhecimento sobre os meios de comunicação. A atuação neste processo de disseminação é permeada por temas como análise de dados, privacidade, acesso livre, catalogação e visualização de dados, que exigem uma abordagem interdisciplinar o que motivou a adotar esta estratégia neste evento.

Um dos objetivos deste evento é fomentar o debate sobre questões ligadas a ampliação do acesso a dados, ampliando a divulgação de pesquisas já em andamento e incitando novas, não só no contexto da Ciência da Informação mas também incentivando o intercâmbio com áreas como: Ciência da Computação, Filosofia, Ciência Cognitiva, Semiótica, Administração, Matemática, dentre outras.

Neste primeiro encontro, espera-se, como resultado, o incremento das relações entre pesquisadores por meio do debate e da reflexão sobre os temas envolvidos, proporcionando, assim, o fortalecimento de um referencial para novas discussões e pesquisas conjuntas, tão necessárias à construção de ambientes informacionais mais transparentes. Propõe-se neste primeiro Encontro uma abordagem interdisciplinar, pautada principalmente nos desafios práticos, sobre o uso de recursos tecnológicos para o acesso aberto a dados.

Com base neste cenário e levando-se em conta a necessidade de ampliar as possibilidades de debate e reflexão sobre as questões relacionadas ao acesso a dados o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação  da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp – Campus de Marília, por meio da linha de pesquisa Informação e Tecnologia, propõe este primeiro Encontro Internacional Dados, Tecnologia e Informação (DTI) e espera-se que seja apenas o primeiro de muitas iniciativas neste sentido.